Quantas vezes você já ouviu que religião e política não se misturam?

Como eu já havia publicado anteriormente, que eu estaria compartilhando com voces uma série de vídeos e artigos relacionados a assuntos variados que afetam nossas vidas e nossas crenças. Eu espero que as poucas linhas deste texto, proporcione a você um outro aspécto dos pensamentos que tangem no que significa ser um cristão e isso está vinculado com todo o resto ao nosso ou seu, redor e derredor.

Quando nós ouvimos frases no seguinte segmento “política e religião não se misturam” até soa óbvio e muitos cristãos concodam com esta mentalidade. A frase até dá uma sensação de razão sensata no sentido de “faz sentido!” Más, paramos para pensar: qualquer que seja as nossas crenças, ainda que você seja um religioso ou um ateu e ao mesmo tempo você é um profissional que requer habilidades políticas, ou talves você seja um político, talves uma pessoa de influências, ou simplesmente um membro da sociedade interessado nas questões da vida, o que inclui política…a verdade é que não podemos separar quem somos do que cremos e muito menos podemos separar o que fazemos do que acreditamos.

A diferença em tudo isso é o quão bem entendemos nossas crenças e como nós às usamos em tudo que fazemos e isto inclui indivíduo, família, sociedade, políticas de governo e autoridades. Se nós usamos estas crenças para o nosso próprio benefício ou para a satisfação somente dos grupos sociais com os quais pertencemos, então estamos sendo egoístas. É a mesma coisa de solicitar para o deputado Jean Willis que gayzismo e política não se misturam ou dizer aos membros do PT que política e fundamentalismo não se misturam. Isso chama-se hiprocrisia, mas infelizmente só os cristão sofrem como bode espiatório nesta questão, porque será? O mais triste ainda disto tudo, é ver muitos cristãos concordando com este falso argumento.

Em simples palavras, é impossível separar o indivíduo de suas crenças e o que quer que ele exerça como profissão, suas crenças influenciarão seus atos e seu trabalho, logo a frase “política e religião não se misturam” não existe pois uma faz parte da outra e se aplica para todos os indivíduos, independentemente de onde vem seu “back ground”.

Hoje eu vou compartilhar com você um pequeno  vídeo que eu espero que coloque sua mente para refletir. O Rev. Joseph Mattera é um homem influente na política americana e fala sobre política, sociedade e a igreja. Ele trata da responsabilidade dos cristãos quanto a sociedade, a política e a devastação do geracionalismo e misticismo nos últimos tempos dentro da igreja e da história da humanidade. Uma palestra que não impõe nem força idéias para ninguém, más é inevitável a auto reflexão.

Joseph Mattera: A lei de Deus e as Políticas Públicas

Referências:

Texto: Déya Chadwick
Texto em inglês: “How many times have you heard that religion and politics don’t gel?”
Instituto Tranforma
Joseph Mattera: Seis Passos para a Mordomia Cultural

, , , , , , ,

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: