O que ler e como escolher…

Eu fui ao Brasil neste último final de ano (2013) para passar o natal com os meus entes queridos. Depois de um intenso e agitado ano de trabalho em missões, eu sentia que precisava de um tempo pra respirar fundo e descansar uns dias curtindo a minha família. Deus havia preparado tudo para mim, como Ele sempre faz, um Pai maravilhoso.

O Brasil é um gigante em tudo e para tudo, o que não é diferente quando se trata de materiais cristãos disponíveis para o público, não importa qual seja o assunto, tem pra todos os gostos, de tudo se oferece, se inventa e se negocia. Talves não exista em outro lugar no mundo, mas no Brasil, na cidade de São Paulo, você encontra uma rua inteira…e olha que não é uma rua curta…a “Conde de Sarzedas”, é um dos maiores polos comerciais de produtos evangélicos do país.

Pois bem, nos últimos anos Deus tem trabalhado muito em minha vida e Ele tem exigido de mim excelência em minhas atitudes, no que falo, faço e principalmente na minha forma de ver as coisas. Aliás, Deus tem me levado para uma escola de treinamento árduo nos últimos 5 anos para tranformar e converter minha forma de pensar, pode parecer estranho pra você, más é exatamente isso, (“Não vos conformeis com as coisas deste mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”, Romanos 12:2) que tenho literalmente experimentado e vivido nesta última década e não tem sido nada fácil filtrar o que é bom no meio de tanta coisa que somos expostos todos os dias. Entretanto, isto é uma outra história que posso depois estar compartilhando com voces.

Onde eu quero mesmo chegar com este texto? Então, como se não bastasse a imensidão de materiais cristãos disponíveis no mercado brasileiro, ainda temos também como primeira opção, a Internet. São sites e mais sites, vídeos e mais vídeos de pregações, testemulhos, devocionais, estudos Bíblicos, agendas cristã, diário cristão, calendários, etc. Simplesmente, não tem fim. Porém, o que me chamou muito a atenção nesta minha última viagem e é isto que eu gostaria de trazer para os meus leitores; é o comportamento das pessoas no Brasil e das pessoas em geral com as quais nos deparamos. Talves seja algo que faz parte da nossa cultura cristã no Brasil, eu não sei ao certo, mas a verdade é que ninguém questiona nada e nem ninguém. Quando se trata de artigos, vídeos ou livros cristãos, então o material é logo confiável e muito bem vindo por quem está recebendo, isto me deixou alarmada. Não sei se isso mexeu demais comigo devido ao fato de Deus estar trabalhando rigorosamente no meu pensar e o resultado é eu estar sensível a esta questão. De qualquer forma, a igenuidade das pessoas me pasma.

Se existe uma coisa que me faz ganhar o dia é ler um livro que bagunça as minhas entranhas, jornalista Martha Medeiros

Para se ter uma idéia a que ponto chega a coisa, nesta minha última ida ao Brasil, o que eu mais curto e é sempre maravilhoso a recepção da minha família, dos meus amigos e antigos vizinhos. Um dos meus tios já chegou me presenteando pois sabendo o quanto eu gosto de ler, me deu um livro que estava até então sendo um “record” em vendas. Ao abrir o presente, me deparei com um determinado título e na capa com um selo do lado direito que dizia: “Mais de 1 milhão de exemplares vendidos”. Daí me ascendeu um desejo de ler imediatamente pois com tanta venda deve ser realmente impactante. Para a minha surpresa, quando fui fazer uma rápida pesquisa; havia blog, site e inúmeras facilidades, atividades e trabalhos online do autor mas nenhuma revisão crítica sobre seu livro, nenhuma opinião pastoral, nenhuma orientação de algum líder recomendando ou não o tal livro. Fiquei indignada mais ainda e comecei a me perguntar se nenhum líder evangélico orienta as ovelhas o que é recomendável ou descartável em termos de qualidade na literatura cristã. Ao contrário, o que vi foi muita gente (líderes) recomendando o livro como apoio em marketing, insentivando as pessoas a comprarem o bendito do livro. Não se examina nada, simplesmente encoraja-se a ler porque pertence a categoria cristã e portanto deve ser bom. Uma coisa tão escancarada, sem supervisão nenhuma. Se as igrejas tem sido facilmente atacadas por adeptos do satanismo como não fica então no que diz respeito as influências daquilo que as ovelhas compram para ler, estudar e assistir? No final da história, eu estou terminando de ler o livro que o meu tio me deu e eu fui atrás do autor, baseado em que o conteúdo do livro foi escrito e para a minha surpresa, o autor vem de uma denominação que já causou muitos problemas no meio evangélico, pregam um evangelho distorcido e deixam sequelas de muita confusão na cabeça de quem os deixa. O livro é cheio de afirmações sem fatos e algumas estatísticas foram dadas sem mencionar em nenhum momento de onde estes números foram extraídos, mas a venda deste livro continua e já ultrapassou 1 milhão. O meu texto de hoje é para trazer um alerta a todos nós cristãos em sermos mais cautelosos no que lemos, no que assistimos, ouvimos ou estudamos.

Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come, poeta Victor Hugo

Como filtrar e reter o que é bom mediante a tanta oferta?

Bem, a primeira coisa a se fazer quando adquirir um livro cristão é conhecer o currículo do autor, de onde vem, seu testemunho, sua índole, seu conhecimento, quem o influenciou, seus mentores e suas experiências quanto aos seus trabalhos. Qual é a intenção do autor quanto aquele livro, ou filme ou estudo Bíblico e o(a) autor(a) quer te convencer de quê ou te ensinar sobre o quê? Não permita que qualquer coisa ou pessoa forme opinião em sua cabeça, mas peça discernimento do Espírito de Deus “pois nem tudo que reluz é ouro”. Ao ler, assistir ou se deparar com qualquer outro material, seja crítico(a), questione, compare com a luz da Bíblia, investigue a veracidade do conteúdo. Peça opinião a respeito do material a quem você acha que tem um conhecimento melhor do que o seu e ouça o parecer desta pessoa, analise e daí tire suas conclusões juntamente com a voz do Espírito Santo, que deve ter sempre a palavra final em sua vida. Antes de gastar seu dinheiro suado com livros e materiais, seja cauteloso e rigoroso na sua seleção. Mesmo que seja um material emprestado de alguém, antes de perder seu tempo com um livro que pode não adicionar nada na sua vida, faça sua lição de casa primeiro e avalie se vale a pena. Você não faz idéia da multitude de livros e materiais que as pessoas me sugerem e me emprestam para ler, eu sempre questiono se desconheço o autor ou o assunto. Quando um autor faz uma afirmação, ele precisa ter base em fatos e não baseado em suposições. Quando um autor traz uma estatística, esta mesma tem que ter base em estudos reconhecidos por órgãos copetentes e o autor tem que mencionar de onde aquela estatística foi extraída. É assustador como tem livros no meio cristão brasileiro formando opiniões na cabeça das pessoas baseado em suposições e estatísticas sem paradeiro. Como líderes de igreja, nós estamos sempre investigando o que as nossas ovelhas estão lendo ou assistindo. Sempre insentivamos a eles trazerem para nós o que eles estão lendo e sempre damos o nosso parecer. Procuramos sempre estar orientando os membros da nossa igreja na questão do que eles podem ler e advertimos quando certos materiais aparecem e são questionáveis ou duvidosos. Como pastores e líderes em ministérios temos que estar atentos a que tipo de materiais as ovelhas de Cristo estão sendo expostas e zelar por suas mentes também para que possamos ter pessoas no reino com mentes fortes e saudáveis.

Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia. Tirai o que puderdes deste livro pelo raciocínio e o resto pela fé e, vivereis e morrereis um homem melhor, Abraham Lincoln

, , , , ,

  1. Leave a comment

Leave a Reply

