Hora do jantar…

Hoje eu amanheci inspirada e meia cansada do marido reclamar que nossos jantares diários anda meio sem graça e repetitivo. Daí resolvi cozinhar algo que fosse totalmente anormal ao nosso costume e nós nos surpreendemos com o resultado, que delícia, um prato gostoso e fácil de fazer! Agora estou até meia agradecida do maridão ter reclamado, pois ele me desafiou para fazer algo diferente. Gostaria de compartilhar com vocês.

2014-06-20 19.00.13 Abacate Brasileiro

Serve até 4 pessoas (dependendo do tamanho do abacate)

Ingredientes
2 abacates maduros
2 tomates firmes mas maduros, picados e sem a casca
2 colheres de sopa de salsa fresca (picadinha)
Suco de um limão (amarelo)
60g de castanha do Pará (moído)
60g de queijo cheddar ralado
30g de manteiga derretida
Farelo de pão
Paprika (defumada é opcional)

Modo de Fazer

1) Remova o abacate da casca com cuidado e o corte em cubinos. Molhe a casca do abacate por dentro com um pouco do suco de limão.

2) O abacate cortado em cubinhos, você o coloca numa tigela e tempere levemente com umas 2 pitadas de sal e uma pitada e meia de pimenta do reino. Adicione o resto do suco de limão na tigela. Misture todos os ingredientes gentilmente.

3) Adicione as catanhas, o queijo, a salsa e os tomates. (para moer as castanhas, coloque-as dentro de um plástico e use o martelo de carne para moer.) Quanto aos farelos de pão, você pode usar o processador, se não tiver, as vezes o liquidificador funciona.

4) Pegue a mistura (recheio) da tigela usando uma colher grande e devolva na casca do abacate. Jogue o farelo do pão por cima como se fosse farinha, chuvisque a manteiga derretida por cima e use o mesmo método com a paprika para terminar.

5) Leve ao forno pré aquecido a 200°C por 15 minutos

Tempo: o preparo leva por volta de 10 minutos e para assar leva 15 minutos.
Dicas: não prepare este prato muito antes de ser consumido pois o abacate tende a mudar de cor e ficar meio preto. Prepare uma meia hora antes para logo ser servido.
A metade de um abacate é suficiente para uma pessoa e você pode servir como entrada ou como prato principal aconpanhado de salada ou algo mais leve.

Saúde: Abacate contém vitamina E e é um recomendável alimento para o tratamento da pele. O abacate auxilia no combate as rugas, estrias e envelhecimento precoce da pele.


Frango ao molho de Manga

Serve até 2 pessoas

Ingredientes
1 manga grande ou 2 mangas pequenas maduras
2 varas de salsão/Aipo
2 limões
4 celolinhas
150ml de Óleo de Azeite ( eu uso só 60ml)
Meio maço de cheiro verde
3 peitos de frango (mas você também pode usar o resto de frango assando do dia anterior)
Meio pepino

Modo de Fazer

1) Descasque a manga e remova o caroço. Limpe esfregando bem o sãlsão/aipo. Eu particularmente uso aquele descascador de pele que tira uma fina camada, mas não há necessidade. Corte-os em pedaços.

2) Esprema os limões. Quanto a cebolinha, lave e retire o excesso da parte verde, o que restar, corte o em pedaços.

3) Coloque todos os ingredientes acima num processador ou liquidificador numa velocidade mínima a moderada.

4) Adicione o azeite gradualmente. Lave o cheiro verde e corte em pedaços e adicione ao molho sem processar ou continuar batendo por muito tempo.

5) No prato a ser servido, descasque o pepino e retire as semente (cortando o miolo do pepino fora), corte em cubinho. Adicione o frango em cima do pepino. Derrame o molho de manga sobre o frango grelhado. Este molho de manga é frio, mas se preferir você pode levemente aquecê-lo.

Tempo: o preparo leva por volta de 10 minutos se você usar o resto de frango do dia anterior e aproximadamente 20 minutos se tiver que grelhar o frango.
Dicas: Não levar o molho a verver ou esquentar demais pois é uma refeição verão e esquentar o molho pode alterar o gosto ou perder as vitaminas. Como por exemplo no caso do azeite.
Eu sirvo este frango com arroz oriental pois nenhum tempero é usado e esse tipo de arroz é meio grudado. Próprio a ser servido para não encobrir o sabor dos seus acompanhamentos.

Saúde: O frango é rico em proteínas e um perfeito restaurador para o cerebro e o sistema de imunidade por conter vitamina B. Manga é rica em betacaroteno, ou seja um antioxidante protetivo e quando ingerido, o organismo o transforma em vitamina A. Manga também auxilia na diabete em controlar o auto colesterol.

Referência:
Receitas extraídas dos livros:

Stewart J. and Cranshaw K., 1994, Quick & Easy Vegetarian, by Parragon
Straten, M. V., 2002, Super Salads – healing salads for mind, body and soul by Mitchell Beazley

, , , , , ,

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: